DIÁRIO DO RIO - Cuidados especiais para a pele no Inverno

O inverno deste ano ainda não foi embora, então vamos falar sobre os cuidados com a pele nessa estação. Sendo de conhecimento geral ou não, o fato é que a queda da temperatura afeta diretamente a pele, já que esse é o órgão limite com o meio exterior. Isso ocorre, pelo fato de que no inverno, transpiramos menos, produzimos menos oleosidade por meio das glândulas sebáceas e tomamos banho com água mais quente. Menos oleosidade, menos suor; mais frio, maior evaporação da água, tudo isso faz diferença! A junção de todas essas situações deixa a pele mais seca, sem brilho, descamativa podendo até evoluir com uma dermatite caracterizada por coceira, vermelhidão e ressecamento: o Eczema Xerótico!

E não é só a pele que sofre com a queda de temperatura. As unhas e os cabelos também ficam ressecados, e os lábios podem ressecar, rachar e inflamar. Doenças inflamatórias e descamativas como a Psoríase e Dermatite Seborréica costumam piorar no inverno.

Por esses e outros motivos é que se torna tão importante hidratar a pele, com produtos específicos para seu tipo de pele. O sabonete deve ser mais neutro, sem grande poder desengordurante. Costumo orientar que sejam escolhidos, preferencialmente, os sabonetes tipo Syndet, menos agressivos.

No inverno, a preservação da pele deve ser extrema. Por isso, evite tomar uma grande quantidade de banhos, não exagere no tempo embaixo da água e mantenha a temperatura da água morna, pois banhos quentes são altamente prejudiciais. Outro cuidado fundamental, é a hidratação imediata no pós banho com hidratantes dermatológicos específicos para cada necessidade. Essa é a melhor hora para se besuntar de hidratante!

Nessa estação ainda, aproveitamos para potencializar os cuidados da face com ácidos. Se por um lado, a ausência da exposição solar facilita o tratamento, por outro lado, a pele da face tende a ficar ainda mais ressecada com essa associação: ácido + frio! Portanto, para os pacientes que estão em tratamento com ácidos, é muito importante o uso de reparadores de barreiras e hidratantes faciais. Os lábios também precisam ser hidratados com cremes, ceras e óleos especiais. E o filtro solar precisa estar presente todos os dias, e para aqueles que já têm a pele mais seca, escolha filtros com características hidratantes.

E não esqueçam dos seus cabelos! Evite lavá-los com água muito quente e abuse de máscaras hidratantes para os fios!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou se sua pele tem reagido mal a queda da temperatura, busque ajuda de um Dermatologista de confiança, para que ele possa te orientar adequadamente.



LEIA
OUTROS
ARTIGOS

DIÁRIO DO RIO - UNHAS: MUITO MAIS DO QUE APENAS ESTéTICA

É muito comum vermos os salões cheios de mulheres fazendo suas unhas, deixando-as coloridas e lixadas. Porém, diferente do (...)

LEIA MAIS
>

MINHA ENTREVISTA PARA O "EMPRESáRIOS DE SUCESSO" (RECORD NEWS)

Sabe quando os resultados do seu trabalho aparecem de uma forma que enchem você de orgulho? Foi o que (...)

LEIA MAIS
>