DIÁRIO DO RIO - Cuidados com o cabelo no verão

O verão, estação queridinha da maioria dos cariocas, chegou e, junto com a alegria de aproveitar o sol, o mar e a piscina, vem uma série de cuidados para manter a saúde em dia. Engana-se quem pensa que só a pele sofre com as altas temperaturas do verão. Os cabelos também são danificados (e muito!) nessa época. Com a mudança brusca de temperatura e exposição a ambientes, os cabelos tendem a ficar desidratados com mais facilidade, deixando os fios mais fracos e opacos. O sol e o calor, somados a essa vulnerabilidade capilar, contribuem ainda mais para o ressecamento dos mesmos.

A exposição solar em excesso faz com que os fios passem por um processo oxidativo devido a ação dos raios UV. Vamos entender como isso acontece! A cutícula do cabelo (camada mais externa) é formada por várias escamas proteicas que, quando fechadas, garantem uma proteção externa e hidratação dos fios. A luz solar afeta essa cutícula, catalisando e degradando suas proteínas, incluindo a queratina, além de provocar a oxidação da melanina (pigmento do fio). Os danos vão de descoloração do cabelo à redução da força dos fios e perda de brilho. Um outro problema comum decorrente da exposição solar é a possibilidade do couro cabeludo sofrer queimaduras, principalmente em quem tem os cabelos muito finos ou mesmo algum grau de calvície, aumentando risco de câncer de pele nesse local. O contato com a água do mar (por conta do sal e iodo) e com o cloro da piscina, mais frequente no verão, também aumenta os danos na estrutura da cutícula, e consequentemente os fios ficam mais frágeis e quebradiços.

A medida inicial e mais simples para proteger o cabelo de todas essas agressões é adotar o chapéu como seu melhor amigo. Na sombra retire-o, evitando excesso de produção de suor no couro cabeludo. Durante o verão o couro cabeludo deve estar sempre limpo, caso contrário estará sujeito a Dermatite Seborreica e aumento da queda dos fios. O uso de protetores capilares durante a exposição solar é importante também para diminuir os efeitos deletérios dos raios UV. Além disso, passar nos fios produtos adequados, como óleos específicos para o seu tipo de cabelo é outra medida super eficiente, pois estes formam um filme, protegendo o cabelo como se fosse uma capa de lipídeos.
Mergulhou? Lembre-se de lavar o cabelo, assim que sair da piscina ou do mar, com água dessalinizada para retirar todos os resíduos do sal e do cloro.

Quem faz tratamentos químicos como escovas progressivas ou coloração das madeixas deve redobrar os cuidados no verão, uma vez que esses processos trazem um dano primário à estrutura capilar, deixando os fios ainda mais fragilizados e susceptíveis aos danos do sol, sal e cloro.

Outro cuidado valioso é o uso de xampus sem sulfato, que agridem menos a cutícula, além de máscaras de hidratação semanais para tentar manter a saúde dos fios. Lembrando que devemos sempre evitar os banhos muito quentes, que além de aumentar a desidratação dos cabelos, ainda contribuem para o aumento de oleosidade no couro cabeludo.

#DicaDaCaru: existem produtos de Água Termal ricos em D-pantenol que são ótimos para serem usados nos cabelos nos dias de praias e piscinas, pois servem como protetores dos fios e hidratantes! Use e abuse da água termal na pele e nos cabelos nesse verão.

Ficou alguma dúvida? Mande sua pergunta. Será um prazer responder!

Facebook – https://www.facebook.com/dra.carumoreno/
Instagram – @dra.carumoreno
E-mail: [email protected]
Contato: (21) 2132-7303
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 01 – Barra da Tijuca – Dimension Office Park, Bloco Ayrton Senna 1, sl 409.
Dra. Ana Carulina Moreno
Colunista at Diário do Rio
Médica dermatologista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e Membro da SBD. Especialista em dermatologia clínica, cirurgia e cosmiatria.



LEIA
OUTROS
ARTIGOS

DIÁRIO DO RIO - PELE é SAúDE

Olá, tudo bom? Sou Ana Carulina Moreno, médica dermatologista e é um grande prazer poder falar um pouco de (...)

LEIA MAIS
>

DIÁRIO DO RIO - EXPOSIçãO SOLAR

O horário de verão chegou e com ele tem início aquele período de dias mais longos, praias sem fim, (...)

LEIA MAIS
>