TIPOS DE PELE

O tipo de pele é determinado pela genética, mas diversos fatores podem influenciar o estado da pele ao longo da vida, como o ambiente externo, estresse, hormônios, hidratação, medicamentos e até produtos que usamos.

Classificamos a pele saudável em 4 tipos:

 

<strong>Normal</strong>
Pele equilibrada, que produz sebo/gordura e umidade em quantidades balanceadas. Tem uma aparência aveludada e poros pouco visíveis. Não tem excesso de brilho, nem de ressecamento.

&nbsp;

<strong>Seca</strong>
Pele que produz menos sebo do que o normal e tem uma perda de água em excesso. A camada externa deficiente de lipídeos acaba prejudicando na capacidade de retenção de umidade da pele, diminuindo a barreira de proteção contra agentes externos e favorecendo inflamações e descamação. Normalmente se apresenta como uma pele mais áspera e rígida, opaca, com poros pouco visíveis e mais propensa a vermelhidão, descamação e fissuras. É uma pele onde as linhas de expressão e rugas ficam mais pronunciadas. Fatores que contribuem para esse ressecamento: alterações hormonais (como menopausa e hipotireoidismo), tempo frio e seco, vento e radiação UV, banhos quentes e demorados, baixa ingestão de água, alguns medicamentos como diuréticos ou quimioterápicos e a falta de alguns nutrientes na dieta.

&nbsp;

<strong>Oleosa</strong>
Pele com hiperatividade das glândulas sebáceas, levando a uma grande produção de sebo. É uma pele que apresenta um aspecto brilhante e gorduroso e tem maior propensão na formação de cravos e espinhas. Caracteriza-se como uma pele mais espessa, com poros mais visíveis e dilatados. Fatores que pioram a oleosidade da pele: alterações hormonais (como na puberdade), o excesso de exposição solar ou umidade excessiva, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.

&nbsp;

<strong>Mista</strong>
Pele que apresenta duas regiões da face com características diferentes: zona T (testa, nariz e queixo) mais oleosa, com poros dilatados, mais propensa a acne; região da bochecha com pele normal a seca, podendo até apresentar descamação. É o tipo de pele mais frequente.

E você, já sabe em qual tipo sua pele se encaixa?



LEIA
OUTROS
ARTIGOS

HIGIENIZAÇÃO DA FACE

A poluição que se acumula na pele produz um excesso de radicais livres que podem danificar o DNA das (...)

LEIA MAIS
>

ESTRUTURA E FUNÇÕES DA PELE

A pele é um grande órgão com diversas funções, dentre elas: fotoproteção, regulação térmica, barreira de proteção, expressão de (...)

LEIA MAIS
>