HIGIENIZAÇÃO DA FACE

A poluição que se acumula na pele produz um excesso de radicais livres que podem danificar o DNA das células sadias, acelerando o envelhecimento cutâneo e, ainda, aumentando eventos inflamatórios na pele.

Além disso, o acúmulo de oleosidade e de produtos na pele pode levar a oclusão dos poros, aparecimento de cravos, espinhas e, também, ao envelhecimento precoce. Portanto, a higienização da face é um passo muito importante para a manutenção da saúde da pele. Esse processo engloba etapas importantes: remoção da maquiagem, limpeza com sabonetes, esfoliação e uso do tônico facial.

 

Sabonetes
A limpeza facial consiste no uso de sabonetes específicos, líquido, gel ou barra, a fim de retirar substâncias acumuladas na pele no dia a dia, como poluentes, agentes infectantes, produtos e acúmulo de oleosidade.
Deve ser realizada 2 vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, utilizando sabonetes específicos para o seu tipo de pele. Lembrando que o uso excessivo de sabonetes, mesmo em peles mistas/oleosas, pode causar um efeito rebote, aumentando ainda mais a produção do sebo e, consequentemente, da oleosidade da pele.

 

Esfoliantes
São produtos que realizam microabrasão na pele, física ou química, removendo parte do estrato córneo (camada mais superficial da pele) e do manto lipídico (película de gordura). Geralmente são compostos à base de grãos ou ácidos que, ao serem friccionados na pele, removem células mortas, impurezas e oleosidade, melhorando a sua textura.

A esfoliação ajuda também na desobstrução de poros, diminuindo o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, melhora a circulação sanguínea local e aumenta a capacidade da pele de absorver os ativos dos cremes de tratamento

Existem esfoliantes para cada tipo de pele, com agentes mais ou menos abrasivos, e que devem ser utilizados em frequências diferentes de acordo com a necessidade de cada pele, variando de 2 vezes por semana ou a cada 15 dias. É importante salientar que a esfoliação em excesso pode danificar a pele, pois o atrito constante retira o seu manto lipídico de proteção, levando ao ressecamento, irritação ou até mesmo efeito rebote, aumentando a oleosidade.

 

Tônicos faciais
O uso do tônico também faz parte do processo de higienização da pele, pois auxilia na retirada de resíduos mais profundos acumulados, mesmo com uso dos sabonetes. Ele também regula o pH da pele, muitas vezes alterados com o uso dos sabonetes, melhorando assim a penetração de hidratantes ou dos produtos de tratamento.

Os tônicos podem ainda conter outras substâncias que vão auxiliar no tratamento da sua pele, por exemplo: soluções adstringentes para pele oleosa, hidratantes para pele seca ou ainda substâncias calmantes para peles sensibilizadas.

 

Removedores de maquiagem
Dormir com resquícios de maquiagem pode causar a obstrução dos poros e aumento da oleosidade da pele, resultando em cravos, espinhas e o envelhecimento cutâneo. Os danos ainda estendem-se aos cílios, que podem ficar ressecados e quebradiços caso o rímel não seja retirado de forma adequada. Por isso, é muito importante retirar a maquiagem antes de dormir.

Nesse momento podemos utilizar Demaquilantes ou “Cleansing Oils” (óleos de limpeza), que vão ajudar a remover o excesso de maquiagem, facilitando a ação dos sabonetes que serão usados logo após, no processo de limpeza.

 

Água micelar
Loção multiuso de alta tecnologia que combina na sua formula água e elementos de limpeza solúveis que em contato com a pele formam micelas. Essas micelas ajudam a absorver as impurezas e oleosidade, como uma esponja.

É um ótimo produto para limpeza “express” e principalmente para peles sensíveis, pois não alteram o seu pH. Além disso, tem ação demaquilante, de limpeza e até de tônico, pois muitas possuem outros ativos de tratamento na sua formulação.

Pode substituir demaquilante em situações de maquiagens leves e não à prova d’água; pode ser usado em todos os tipos de pele, pois possui fórmula livre de oleosidade e com ativos suavizantes.



LEIA
OUTROS
ARTIGOS

DIÁRIO DO RIO - TRATAMENTO DE RUGAS E LINHAS DE EXPRESSãO: QUESTõES SOBRE A SUBSTâNCIA

Não é de hoje que o tratamento de rugas e linhas de expressão tem despertado a atenção de homens (...)

LEIA MAIS
>

TIPOS DE PELE

O tipo de pele é determinado pela genética, mas diversos fatores podem influenciar o estado da pele ao longo (...)

LEIA MAIS
>